A Vivo Participações, holding de telefonia móvel, anunciou hoje prejuízo de R$ 19,3 milhões no primeiro trimestre deste ano, ante perdas de R$ 179,3 milhões nos primeiros três meses do ano passado. O resultado foi pior do que o esperado por algumas corretoras do mercado, que esperavam perdas da ordem de R$ 7 milhões.A base de clientes da empresa caiu de 30.138 usuários no início de 2006 para 29.030 em março passado. A empresa amargou perda líquida de clientes de 23 mil usuários entre os 12 meses, bem como perdeu participação de mercado, que caiu de 43,5% para 37,6% entre março do ano passado e o mesmo mês neste ano. Também piorou a taxa de desconexação ("churn rate"), de 1,8% para 2,6% entre os dois trimestres. A empresa atribuiu o aumento à maior competição e ao "ajuste efetivado na base de clientes ocorrido no segundo trimestre de 2006".Por outro lado, a Vivo conseguiu reduzir os custos para aquisição de clientes (SAC), de R$ 125 para R$ 100, e aumentar a receita média gerada por clientes, de R$ 25,4/mês para R$ 30/mês. Segundo a empresa, o valor do SAC foi reduzido por conta de menores subsídios concedidos para venda de aparelhos, na redução de despesas com publicidade, além da queda no custo de mercadorias vendidas (18,7%).A receita líquida totalizou R$ 2,850 bilhões, um aumento de 10,6% sobre o resultado no início do ano passado. O Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos e depreciações) foi de R$ 757 milhões, um incremento de 5,6% sobre o primeiro trimestre de 2006.O resultado financeiro líquido (receita financeira menos despesa) ficou negativo em R$ 118,7 milhões, ante resultado também negativo em R$ 186,2 milhões no início do ano passado. - Folha Online
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