quarta-feira, 16 de maio de 2007

Brasil investe 41% dos recursos de tecnologia em serviços

A demanda por serviços de Tecnologia da Informação continua em alta no Brasil, mesmo após os excelentes resultados de 2005. Os contratos de quatro ou cinco anos realizados na ocasião garantem o rendimento do setor que, em 2006, movimentou mais de R$ 15 bilhões, quase 16% mais que a receita obtida em 2005.
Dentro do total gasto com tecnologia no País serviços já representam 41% do montante, indica o estudo Brazil Semiannual IT Services Tracker, da empresa de pesquisas IDC Brasil.
Este índice demonstra a maturidade do mercado local, com as empresas ultrapassando a fase de investir quase todo o orçamento destinado a TI em infra-estrutura de hardware e software, e agora podendo aplicar boa parte do budget em serviços a fim de ter um foco maior em seu core business e reduzir custos. Para Rodrigo Batista, analista de serviços da IDC Brasil, "A tendência é que a partir de 2012 serviços já devam representar quase a metade do total gasto com TI no mercado brasileiro".
Exportação de software
Um mercado ainda pequeno, mas que vem apresentando crescimento expressivo é o mercado de serviços offshore. "As empresas de fora estão evitando colocar todos os ovos numa mesma cesta, como no caso da Índia, por exemplo, que, pelos problemas de retenção de pessoal por conta da cultura, demanda de oferta e rotatividade por melhores salários pode não estar preparada para expandir os projetos, se necessário", diz o analista.
"Assim, o mercado internacional está buscando alternativas para o suprimento de serviços e o Brasil está sendo considerado um forte fornecedor", acrescenta.
De acordo com a IDC, mesmo com os altos encargos trabalhistas, poucos incentivos fiscais, margens menores e a falta de uma visão melhor do Governo para auxiliar a exportação de serviços, o Brasil possui grande capacitação de pessoal e qualidade, além das vantagens de fuso e flexibilidade para dobrar operações, o que o coloca, realmente, como um candidato de peso para a exploração do offshore.
O estudo indica que 2007 será o ano da consolidação do mercado de serviços de TI, período que será marcado pelo anúncio de fusões e aquisições entre os fornecedores do setor. E, através de um crescimento inorgânico, muitas empresas do segmento estão de olho na abertura de seu capital. A IDC, inclusive, está sendo requisitada por analistas financeiros e realizando palestras para auxiliar no entendimento deste mercado. - Agência Estado

Nenhum comentário: