quarta-feira, 9 de maio de 2007

PF culpa os pilotos do Legacy por acidente da Gol


Foi concluída a investigação da Polícia Federal sobre as causas do acidente que resultou, em setembro do ano passado, na queda do Boeing da Gol e na morte de 154 pessoas. O delegado responsável pelo caso, Ronaldo Sayão, concluiu que os responsáveis pela tragédia foram os pilotos norte-americanos Joe Lepore e Jan Paladino.
A informação foi repassada nesta terça-feira (8) a um integrante da CPI do Apagão Aéreo. O congressista procurou a PF para informar que a CPI decidiu ocupar-se, no mês de maio, da investigação das causas da queda do avião da Gol. Devem ser convocadas a depor no Congresso pelo menos treze testemunhas ligadas ao caso, entre elas o delegado Sayão.

Ao perscrutar sobre o estágio em que se encontram as investigações, o deputado foi informado de que Ronaldo Sayão está, no momento, redigindo as conclusões do inquérito. Deve concluir o trabalho nos próximos dias. Recomendará ao Ministério Público a abertura de processo judicial contra Lepore e Paladino.

Os dois pilotavam a aeronave que se chocou com a Boeing da Gol, levando-o a mergulhar em mata fechada, no Estado de Mato Grosso (foto lá no alto). Lepore e Paladino conduziam um jatinho Legacy fabricado pela Embraer e adquirido pela empresa ExcelAire, dos EUA. As investigações da PF apontam para a “negligência” dos dois pilotos.

De acordo com os resultados do inquérito, além de trafegar na mesma altitude do avião da Gol, em desrespeito ao plano de vôo que havia sido traçado para o Legacy, só minutos depois do choque os pilotos Lepore e Paladino teriam ligado o transponder (equipamento anti-colisão). Perícias técnicas atestaram que o equipamento encontrava-se em perfeitas condições de uso. -Escrito por Josias de Souza.

Nenhum comentário: