quinta-feira, 2 de agosto de 2007
Falha ocorreu 2 segundos antes do pouso
Segundo a reportagem principal da Folha de S.Paulo, a falha central em todo o acidente ocorreu apenas dois segundos antes de o avião tocar no solo. “Nesse momento, o vôo 3054 acelerou incorretamente e o computador fez um alerta de que algo estava errado. A transcrição mostra o desespero dos pilotos, que não conseguiram controlar a aeronave”. A transcrição da gravação da cabine do vôo mostra que os pilotos acionaram os manetes (alavancas de controle de potência das turbinas) no momento certo. O correto é desacelerar ambos motores e deixar em ponto morto. Mas algo deu errado: o avião reagiu com aumento do nível de ruído das turbinas.Um segundo depois, o GPWS (Ground Positioning Warning System) emitiu o sinal sonoro "retard" (retardar), reiterando o aviso normal de desaceleração que havia sido dado pelo computador de bordo. “A transcrição também mostra que a colisão no prédio aconteceu 25 segundos depois de o avião tocar a pista, tempo no qual os pilotos percebem que algo muito errado aconteceu e se desesperam. Tentam frear e controlar o avião, mas não conseguem. A última coisa registrada na gravação é um grito de mulher, provavelmente uma comissária que estaria na cabine. O diálogo entre os pilotos é curto e dramático”. - DeFato
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário