A Chita, também conhecida por Guepardo, Leopardo-caçador ou Onça africana (Acinonyx jubatus) é um animal da família dos felídeos, ainda que de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. Tendo como habitat a savana, vive na África, na península arábica e no sudoeste da Ásia.
Efetivamente, como animal predador que é, prefere caçar as suas presas através de perseguições a alta velocidade, em vez de táticas como a caça por emboscada ou em grupo. É o mais rápido de todos os animais terrestres, conseguindo atingir velocidades acima dos 110 km/h, por curtos períodos de cada vez (ao fim de cerca de 370 metros de corrida).
O corpo da chita é esbelto e musculado, ainda que de aparência delgada e constituição aparentemente frágil. Tem uma caixa torácica de grande capacidade e um abdómen retraído. Tem uma cabeça pequena, um focinho curto, olhos posicionados na parte superior da face, narinas largas e orelhas pequenas e arredondadas. O seu pêlo é amarelado, salpicado de pontos negros arredondados e formando duas linhas negras, de cada lado do focinho, que descem dos olhos até à boca, como que formando o trajecto de lágrimas. Um animal adulto pode pesar entre 28 a 65 kg. O comprimento total do corpo varia de 112 a 150 cm. O comprimento da cauda, usada para equilibrar o corpo do animal durante a corrida, pode variar entre 60 e 84 cm.
O nome do género biológico, Acinonyx, significa "garras imóveis", já que é o único felídeo que não consegue retrair por completo as suas garras, que permanecem visíveis mesmo quando recolhidas ao máximo, sendo usadas para permitir uma maior aderência ao solo enquanto corre, acelera e manobra no terreno.
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
são todos uns ignorantes!!
Os antigos egipcíos tinham uma deusa chita-Mafdet. Existiam na ÁSia, em África e na Europa. A isto não deixo mais informação para que não fiquem preguiçosos e vão a outros sítios para terem mais informação.
Postar um comentário