sexta-feira, 26 de outubro de 2007

QUE FEDERALISMO É ESSE ?

. O Presidente Lula se encontrou com 96 dos 100 maiores empresários brasileiros (clique aqui).
. Desses 96, 53% têm sede no Estado de São Paulo.

. Clique aqui para ver a lista com o nome dos presidentes e os locais das sedes das empresas.
. Trata-se de uma concentração incompatível com o regime federalista minimamente equilibrado.
. Trata-se de uma concentração ainda mais perversa, se se levar em consideração que a participação do Estado de São Paulo no PIB é progressivamente decrescente.
. Foi de 36% em 1985 e o último dado disponível, de 2004, mostra que está em 30%.
. Logo, São Paulo tem a maioria das maiores empresas.
. Isso é o resultado de políticas econômicas e fiscais que escolheram beneficiar São Paulo em detrimento do resto da Federação.
. Isso vem de longe.
. E se acentuou com a Nova República com a hegemonia de paulistas como Ministros da Fazenda, Ministros da Indústria, Ministros da Agricultura, presidentes do BNDES e presidentes do Banco Central.
. Há muito tempo, São Paulo perdeu a aura de líder “eficiente”, capaz de realizar “choques de gestão” e oferecer à Federação um conjunto de gênios Uspianos, que detinham o monopólio do saber e da temperança.
. O engarrafamento no trânsito da cidade de São Paulo a qualquer hora do dia é o melhor exemplo dessa ficção.
. O engarrafamento no trânsito de São Paulo demonstra que essa cidade de sábios e líderes empreendedores destruiu os serviços públicos em benefício do transporte individual e das obras faraônicas.
. Desses presidentes de empresas com sede em São Paulo, que estiveram com o Presidente Lula, a maioria, provavelmente, vai de casa para o escritório e do escritório para casa de helicóptero e não faz idéia do que eu esteja falando.
. São Paulo é a única cidade do mundo que dá nome de empreiteiro a viaduto.
. E deu no que deu.
. Enquanto as metrópoles brasileiras não se transformam em São Paulo, está na hora de redesenhar a federação. - Conversa Afiada - PHA.

Nenhum comentário: