A pesquisa mensal de emprego do IBGE mostra que o emprego com carteira assinada bateu recorde no Brasil no mês de novembro. 43,4% da população ocupada das seis regiões metropolitanas pesquisadas têm emprego formal.
O gerente da pesquisa, Cimar Azeredo, disse em entrevista ao Conversa Afiada nesta quinta-feira, dia 20, que o número de pessoas que trabalham com carteira assinada no Brasil cresceu 8,2% em novembro deste ano, em relação a novembro de 2006.
Segundo Azeredo, 709 mil pessoas conseguiram um emprego com carteira assinada entre novembro de 2006 e novembro deste ano. "Isso é um recorde: 43,4% da população ocupada trabalhando com carteira de trabalho assinada", disse Azeredo.
Em relação a outubro deste ano, o emprego com carteira assinada subiu 1,5%. Isso significa que são mais 137 mil pessoas que conseguiram emprego entre outubro e novembro deste ano.
A pesquisa do IBGE mostra também uma melhora na renda do trabalhador brasileiro, que cresceu, na média, 3% entre janeiro e novembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2006. Em relação a outubro deste ano, o rendimento do brasileiro cresceu 1,3%. A renda média do trabalhador está hoje em R$ 1.143,60.
Azeredo disse que esse bom momento do mercado de trabalho é reflexo da estabilidade da economia brasileira. "Tudo o que se vê no mercado de trabalho é conseqüência do cenário econômico. Se você tem um cenário econômico desfavorável, isso vai refletir no mercado de trabalho... Mais firmemente em 2007 o mercado de trabalho se recupera porque o cenário econômico é favorável", disse Azeredo. - Conversa Afiada - PHA.
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário