quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Após vencer em mais 3 Estados, Obama lidera disputa democrata

O senador por Illinois Barack Obama superou sua rival, a senadora por Nova York Hillary Clinton, na disputa democrata pela nomeação à candidatura presidencial, ganhando a vantagem no número de delegados, após vencer em três Estados nesta terça-feira.
Hillary, que era considerada a favorita na corrida, sofreu um revés após perder em oito Estados desde o último fim de semana. Obama, que havia vencido em Louisiana, Washington, Nebraska, Maine e Ilhas Virgens, ganhou na Virgínia, em Maryland e Washington D.C.
De acordo com a contagem da agência de notícias Associated Press, Obama está à frente com 1.223 delegados --incluindo os chamados superdelegados, líderes do partido não- eleitos nas prévias, que podem escolher quem quiserem na convenção nacional do partido. Já Hillary conta com 1.198. Um total de 2.025 são necessários para obter a indicação do partido.
Hillary se concentra agora no Texas --onde 193 delegados estarão em disputa-- e em Ohio, onde estarão em jogo outros 141 delegados. Os dois Estados votam em 4 de março.
Já Obama espera vencer em Wisconsin e em seu Estado natal, o Havaí, na próxima semana.
Após a série de vitórias, Obama intensificou as críticas a John McCain --que lidera a disputa republicana-- já de olho nas eleições de 4 de novembro. Em discurso para 17 mil pessoas na Universidade de Wisconsin, ele ligou McCain à "política fracassada de George W. Bush".
"George W. Bush não estará na disputa em novembro, mas a guerra empreendida por Bush e Cheney e o corte de recursos para a área da saúde estarão", disse Obama.

Nenhum comentário: